Objetivos

Os objetivos do Curso estão em consonância com a proposta da Secretaria Estadual de Educação do Paraná a qual aponta em suas diretrizes curriculares para o Ensino Religioso ( SEED-PR, ano 2018, p. 400) que os professores devam:

  • Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/organizações religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
  • Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
  • Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
  • Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.
  • Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
  • Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.

Público Alvo

Portadores de Diploma de Curso Superior



Proposta Pedagógica

Curso: Curso de Especialização em Ciências da Religião e Ensino Religioso
Carga horária: 360 h/a = Disciplinas Didáticas e Metodológicas obrigatórias 
                          100h = Artigo científico

Regime: Modular
Duração: 24 meses
Modalidade: EAD

Ofertas do Curso

OfertaSituação
Março 2022 - Junho 2023 Em Andamento
2020 - 2021 Encerrado
Coordenação do Curso

Coordenador
Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior
e-mail
alfredo@uenp.edu.br

 

 
Componente Curricular

Curso
Responsável

ProfessorC.H

C.H
Anual

Metodologia da Pesquisa nas Ciências da Religião CJ HIST Prof. Alfredo Moreira da Silva Jr 30 1.00
Ensino Religioso: história e legislação CJ HIST Maurício Aquino 30 1.00
Religiões Afro-brasileiras CJ PED Prof. Antonio Donizete Fernandes 30 1.00
Didática e Metodologia do Ensino Religioso I CJ HIST Prof. Alfredo Moreira da Silva Jr 30 1.00
Protestantismo no Brasil CJ HIST Prof. Luis de Castro Campos Jr 30 1.00
Pentecostalismo no Brasil CJ HIST Prof. Luís de Castro Campus Jr 30 1.00
Catolicismo no Brasil CJ HIST Prof. Maurício de Aquino 30 1.00
Geografia da Religião I CJ HIST Prof. Aécio Rodrigues de Melo 30 1.00
Geografia da Religião II CJ HIST Prof. Aécio Rodrigues de Melo 30 1.00
Gestão de Turismo, Turismo Religioso e Desenvolvimento Local I CJ HIST Prof. Marcus T. Selonk 30 1.00
Gestão de Turismo, Turismo Religioso e Desenvolvimento Local II CJ HIST Prof. Marcus T. Selonk 30 1.00
Religiões e Religiosidade Indígena CJ PED Prof. Antonio Donizete Fernandes 30 1.00
 
 
Carga Horária Total do Curso360

Disciplina: Geografia da Religião I
 

Ementa: Espaço e religião: uma abordagem geográfica. O espaço sagrado e o espaço profano. Manifestações da cultura no espaço.

Disciplina: Geografia da Religião II
 

Ementa: Geografia e Religião. Sagrado e Espaço. Cidade e Religião: a expressão do sagrado no urbano. Hierópolis e Catolicismo popular brasileiro.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa nas Ciências da Religião
 

Ementa: Questões teóricas e epistemológicas das Ciências da religião, a pesquisa em ciência das religiões, possibilidades teóricas e metodológicas, a elaboração do projeto de pesquisa, a elaboração do artigo científico, normas da ABNT.

Disciplina: Religiões e religiosidades indígenas
 

Ementa: As narrativas históricas e mitológicas indígenas. As diferentes concepções de homem, natureza e sociedade nas cosmologias indígenas. As várias concepções para a relação entre natureza/cultura.

Disciplina: Catolicismo no Brasil
 

Ementa: Definição de Cristianismo Católico Romano e de Igreja Católica Apostólica Romana. Aspectos gerais da história do Catolicismo no Brasil. Catolicismo e cultura a partir do patrimônio histórico-cultural brasileiro. Catolicismo, sociedade e política a partir das ações da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Disciplina: Ensino Religioso História e Legislação
 

Ementa: Principais aspectos e questões centrais da história da disciplina escolar de Ensino Religioso no Brasil. O Ensino Religioso na Constituição Federal e na LDB.

Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino Religioso

Ementa: A disciplina se propõe aprofundar os fundamentos epistemológicos e didáticos do ensino religioso. Propõe-se a construir um modelo de ensino religioso que se aproxime da noção de ciências da religião distanciando-se de um entendimento do ensino religioso proseletista. Procura pensar em metodologias específicas para o ensino religioso no contexto do ambiente escolar.

Disciplina: Protestantismo no Brasil
 

Ementa: Estudo referente a inserção das principais vertentes do protestantismo. Reforma e seus elementos. Inserção do Protestantismo no Brasil e características internas. Aspectos internos dos grupos presbiterianos, batistas e metodistas. Influência do protestantismo norte-americano. Autonomia dos protestantes brasileiros.

Disciplina: Pentecostalismo no Brasil
 

Ementa: Estudar a inserção e posterior desenvolvimento dos pentecostais no Brasil destacando suas características internas, visão de mundo e aproximação com a cultura e sociedade brasileira. Estabelecer uma relação entre origem do pentecostalismo em solo norte-americano e suas diferentes vertentes brasileira. Os pentecostais evangélicos, as diferentes “ondas” e pequenas notas sobre os pentecostais católicos.

Disciplina: Gestão de Turismo, Turismo Religioso e Desenvolvimento Local I
 

Ementa: Esta disciplina busca abordar de forma cirúrgica os conceitos técnicos que balizam a atividade turística, sua relação com a tríade economia/lazer/religião, sua inserção na História da Religião e a forma como este tem contribuído para o desenvolvimento local e regional.

Disciplina : Gestão de Turismo, Turismo Religioso e Desenvolvimento Local II
 

Ementa: O Turismo, mais especificamente aquele ligado à profissão de fé, é a atividade de serviços que mais cresce na atualidade, esta disciplina visa a compreensão desse fenômeno.