Apresentação do curso
Os objetivos do Curso estão em consonância com a proposta da Secretaria Estadual de Educação do Paraná a qual aponta em suas diretrizes curriculares para o Ensino Religioso ( SEED-PR, ano 2018, p. 400) que os professores devam:
- Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/organizações religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
- Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
- Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
- Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.
- Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
- Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
Portadores de Diploma de Curso Superior
Curso: Curso de Especialização em Ciências da Religião e Ensino Religioso
Carga horária: 360 h/a = Disciplinas Didáticas e Metodológicas obrigatórias
100h = Artigo científico
Regime: Modular
Duração: 24 meses
Modalidade: EAD
Oferta | Situação |
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Março 2022 - Junho 2023 | Em Andamento |
2020 - 2021 | Encerrado |
Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior
alfredo@uenp.edu.br
Componente Curricular |
Curso | Professor | C.H |
C.H |
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Metodologia da Pesquisa nas Ciências da Religião | CJ HIST | Prof. Alfredo Moreira da Silva Jr | 30 | 1.00 |
Ensino Religioso: história e legislação | CJ HIST | Maurício Aquino | 30 | 1.00 |
Religiões Afro-brasileiras | CJ PED | Prof. Antonio Donizete Fernandes | 30 | 1.00 |
Didática e Metodologia do Ensino Religioso I | CJ HIST | Prof. Alfredo Moreira da Silva Jr | 30 | 1.00 |
Protestantismo no Brasil | CJ HIST | Prof. Luis de Castro Campos Jr | 30 | 1.00 |
Pentecostalismo no Brasil | CJ HIST | Prof. Luís de Castro Campus Jr | 30 | 1.00 |
Catolicismo no Brasil | CJ HIST | Prof. Maurício de Aquino | 30 | 1.00 |
Geografia da Religião I | CJ HIST | Prof. Aécio Rodrigues de Melo | 30 | 1.00 |
Geografia da Religião II | CJ HIST | Prof. Aécio Rodrigues de Melo | 30 | 1.00 |
Gestão de Turismo, Turismo Religioso e Desenvolvimento Local I | CJ HIST | Prof. Marcus T. Selonk | 30 | 1.00 |
Gestão de Turismo, Turismo Religioso e Desenvolvimento Local II | CJ HIST | Prof. Marcus T. Selonk | 30 | 1.00 |
Religiões e Religiosidade Indígena | CJ PED | Prof. Antonio Donizete Fernandes | 30 | 1.00 |
Carga Horária Total do Curso | 360 |
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Ementa: Espaço e religião: uma abordagem geográfica. O espaço sagrado e o espaço profano. Manifestações da cultura no espaço. |
Ementa: Geografia e Religião. Sagrado e Espaço. Cidade e Religião: a expressão do sagrado no urbano. Hierópolis e Catolicismo popular brasileiro. |
Ementa: Questões teóricas e epistemológicas das Ciências da religião, a pesquisa em ciência das religiões, possibilidades teóricas e metodológicas, a elaboração do projeto de pesquisa, a elaboração do artigo científico, normas da ABNT. |
Ementa: As narrativas históricas e mitológicas indígenas. As diferentes concepções de homem, natureza e sociedade nas cosmologias indígenas. As várias concepções para a relação entre natureza/cultura. |
Ementa: Definição de Cristianismo Católico Romano e de Igreja Católica Apostólica Romana. Aspectos gerais da história do Catolicismo no Brasil. Catolicismo e cultura a partir do patrimônio histórico-cultural brasileiro. Catolicismo, sociedade e política a partir das ações da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. |
Ementa: Principais aspectos e questões centrais da história da disciplina escolar de Ensino Religioso no Brasil. O Ensino Religioso na Constituição Federal e na LDB. |
Ementa: A disciplina se propõe aprofundar os fundamentos epistemológicos e didáticos do ensino religioso. Propõe-se a construir um modelo de ensino religioso que se aproxime da noção de ciências da religião distanciando-se de um entendimento do ensino religioso proseletista. Procura pensar em metodologias específicas para o ensino religioso no contexto do ambiente escolar. |
Ementa: Estudo referente a inserção das principais vertentes do protestantismo. Reforma e seus elementos. Inserção do Protestantismo no Brasil e características internas. Aspectos internos dos grupos presbiterianos, batistas e metodistas. Influência do protestantismo norte-americano. Autonomia dos protestantes brasileiros. |
Ementa: Estudar a inserção e posterior desenvolvimento dos pentecostais no Brasil destacando suas características internas, visão de mundo e aproximação com a cultura e sociedade brasileira. Estabelecer uma relação entre origem do pentecostalismo em solo norte-americano e suas diferentes vertentes brasileira. Os pentecostais evangélicos, as diferentes “ondas” e pequenas notas sobre os pentecostais católicos. |
Ementa: Esta disciplina busca abordar de forma cirúrgica os conceitos técnicos que balizam a atividade turística, sua relação com a tríade economia/lazer/religião, sua inserção na História da Religião e a forma como este tem contribuído para o desenvolvimento local e regional. |
Ementa: O Turismo, mais especificamente aquele ligado à profissão de fé, é a atividade de serviços que mais cresce na atualidade, esta disciplina visa a compreensão desse fenômeno. |