EMENTA: Principais teorias sobre o trabalho dos dirigentes. Tipos de empreendedorismo. Ambiente empreendedor. Fases do processo empreendedor. Modelos de empreendedorismo: Effectuation, Causation, and Bricolage

EMENTA: Conceito de Estratégia e Instituições. Modelos de Planejamento Estratégico. Análise de cenários e do ambiente organizacional interno e externo. Contexto institucional. Projeção de cenários e prospecção de negócios. Isomorfismo e mudança institucional.

EMENTA: Produção Enxuta: sistemas. Gestão de Qualidade e suas Ferramentas. Controle e Acompanhamento de Produção: indicadores. Industria 4.0

EMENTA: Contexto da gerência de projetos e sua evolução. Planejamento e Fases do Projeto. Gestão de Cronogramas, Custo e Escopo. Gestão de Riscos. Demais aspectos específicos de Gestão de Programa.

EMENTA: Conceito de sustentabilidade, inovação e inovação para a sustentabilidade; Ecoinovação – conceitos e obstáculos e direcionadores; Estratégias de Políticas para promover a ecoinovação; estratégias de negócios para a ecoinovação; Sistemas de Inovação sustentável: coevolução entre os sistemas técnicos, ambientais e sociais; Dinâmica da Gestão da transição para a sustentabilidade; Inserção da Inovação para a sustentabilidade nas empresas: estratégia, estrutura, pessoas, processos, controles; Desenvolvimento de pessoas para a inovação sustentável; Estratégia de inovação sustentável e a relação com os stakeholders; Marketing para a inovação sustentável; Financiamento da inovação sustentável nas empresas.

EMENTA: Criatividade, Processos Criativos e Inovação. Criatividade Baseada em Problemas. Experimentação como parte do Processo Criativo. Identificação de Oportunidades e Ideias. Inovação Aberta. Redes de Inovação Colaborativa.

EMENTA: Juros, equivalência, amortização de dívidas. Comparação de projetos de investimentos. Tomada de decisão e análise de mercado (macro e microeconomia). Análise e decisão sobre investimentos financeiros sobre condições de risco ou de incerteza. Métodos para avaliação de projetos.

EMENTA: Processo do Marketing. Criação e Exploração de Valor. Oportunidades de Marketing. Avaliação de Oportunidades de Crescimento. Pesquisa de Marketing. Geração de Ideias e Introdução de Novos Produtos no Mercado. Comportamento do Consumidor. O processo de Adoção pelo Consumidor. Plano de Marketing.