Ementa: Esta disciplina busca abordar de forma cirúrgica os conceitos técnicos que balizam a atividade turística, sua relação com a tríade economia/lazer/religião, sua inserção na História da Religião e como este tem contribuído para o desenvolvimento local e regional.

Ementa: Esta disciplina busca abordar de forma cirúrgica os conceitos técnicos que balizam a atividade turística, sua relação com a tríade economia/lazer/religião, sua inserção na História da Religião e como este tem contribuído para o desenvolvimento local e regional.

Ementa: Definição de Cristianismo Católico Romano e de Igreja Católica Apostólica Romana. Aspectos gerais da história do Catolicismo no Brasil. Catolicismo e cultura a partir do patrimônio histórico-cultural brasileiro. Catolicismo, sociedade e política a partir das ações da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Estudar a inserção e posterior desenvolvimento dos pentecostais no Brasil destacando suas características internas, visão de mundo e aproximação com a cultura e sociedade brasileira. Estabelecer uma relação entre origem do pentecostalismo em solo norte-americano e suas diferentes vertentes brasileira. Os pentecostais evangélicos, as diferentes “ondas” e pequenas notas sobre os pentecostais católicos.

 

A disciplina se propõe aprofundar os fundamentos epistemológicos e didáticos do ensino religioso. Propõe-se a construir um modelo de ensino religioso que se aproxime da noção de ciências da religião distanciando-se de um entendimento do ensino religioso proseletista. Procura pensar em metodologias específicas para o ensino religioso no contexto do ambiente escolar.