Ementa: Associar o Turismo como Disciplina e a História como Ciência de forma a trabalhas as origens e manifestações do fenômeno conhecido como TURISMO RELIGIOSO, enfatizar suas bases sustentáveis dentro dos ditames da Agenda 2030 do Governo Federal e abordar como este tem contribuído para o desenvolvimento local como um todo. Também tem por objetivo demonstrar como uma região empobrecida como o norte do Paraná tem encontrado no Turismo Religioso um desenvolvimento de ações para geração de emprego e renda.

Ementas: Principais aspectos e questões centrais da história da disciplina escolar de Ensino Religioso História e Legislação. O Ensino Religioso na Constituição Federal e na LDB.

Ementas: O fenômeno religioso e o campo dos estudos das religiões africanas e afro-brasileiros. Religiões e Religiosidades em trânsito no contexto da diáspora africana.

As narrativas históricas e mitológicas indígenas. As diferentes concepções de  homem, natureza e sociedade nas cosmologias indígenas. As várias concepções para a relação entre natureza/cultura.