GRADE CURRRICULAR E CALENDÁRIO DOS COMPONENTES

Módulo

NOME DA DISCIPLINA

CH

 

PERÍODO

 

NOME DO PROFESSOR

(e-mail)

 

TITULAÇÃO

 

 

0

Ambientação ao Moodle

 

28/05/2018 a 02/07/2018

Sílvio Tadeu de Oliveira

silviodeoliveira@uenp.edu.br

 MESTRE

1

 

Metodologia de pesquisa em Estudos da Linguagem – Língua Inglesa

30

 

15/06/2018 a 31/07/2018

Josymaire Novelli

DOUTORA

1

Introdução à educação a distância

30

15/06/2018 a 31/07/2018

Paulo Henrique Espuri

MESTRE

2

Letramentos digitais e abordagem crítica: o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de língua inglesa

30

14/07/2018 a 31/08/2018

Michelle Salles El Kadri

DOUTORA

2

Compreensão e Produção de Gêneros escritos em LI

45

14/07/2018 a 31/08/2018

 Ana Paula Beato-Canato

DOUTORA

3

Leitura e Letramento

30

01/09/2018 a 16/10/2018

Josymaire Conelli Coradim

DOUTORA

3

Ensino de Língua Inglesa na Contemporaneidade: o status da língua e suas implicações pedagógicas

30

01/09/2018 a 16/10/2018

Michele Salles El Kadri

DOUTORA

4

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

30

17/10/2018 a 03/12/2018

Fábio Henrique Rosa Senefonte

DOUTOR

4

 

Produção e compreensão de gêneros orais em LI

30

 

17/10/2018 a 03/12/2018

Paulo Henrique Espuri

MESTRE

5

 

Fundamentos da Linguísitca Aplicada ao ensino de língua inglesa

30

 

07/01/2019 a 28/02/2019

Raquel Gamero

MESTRE

5

 

Sociolinguisitca e Esino de LI

30

 

 

07/01/2019 a 28/02/2019

Fabio Henrique Rosa Senefonte

MESTRE

 

 

6

 

 

 

Avaliação e produção de material didático de Língua Inglesa

 

 

45

 

 

01/03/2019 a 15/04/2019

Alessandra Augusta Pereira da Silva

 

 

DOUTORA

6

 

Inglês para a Educação Básica

30

 

01/03/2019 a 15/04/2019

Andressa Molinari

 

MESTRE

 

Total (disciplinas)

 

390

 

 

 

 

 

 

 

 

 


EMENTA DOS COMPONENTES CURRICULARES

NOME DA DISCIPLINA: Metodologia de Pesquisa em Estudos da Linguagem – Língua Inglesa 

PROFESSOR: Josymaire Conelli Coradim

EMENTAAbordagens de pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras. Tipos de pesquisa e métodos de coleta/geração de dados. Levantamento bibliográfico. Especificidades do trabalho científico (validade, confiabilidade, normatização e plágio). Projeto de pesquisa e artigo científico.

 

NOME DA DISCIPLINA: Introdução à educação a distância

PROFESSOR: Paulo Henrique Espuri

EMENTA: Educação a Distância: Conceitos, fundamentos, evolução histórica, características e regulamentações. A Educação a Distância no Brasil: perspectivas e desafios. Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias interativas. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. O aluno de EaD.  Tutoria e interação na EaD. A mediação pedagógica na EaD. 


NOME DA DISCIPLINA:  Letramentos digitais e abordagem crítica: o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de língua inglesa.

PROFESSOR: Michele Salles El kadri

EMENTA: O ensino-aprendizagem de línguas em contextos digitais. O real e o virtual no ensino/aprendizagem. O sujeito/aluno e seu espaço no mundo virtual. Cibercultura e suas implicações na escola. Práticas de letramentos digitais e aprendizagem (formal e informal) de línguas. Projetos de ensino em LI e as novas tecnologias

 

NOME DA DISCIPLINA: Compreensão e Produção de gêneros escritos

PROFESSOR: Ana Paula Beato-Canato

EMENTA: Conceito de gêneros textuais. Questões epistemológicas e metodológicas (Gêneros e ensino de língua estrangeira; Abordagem de ensino com base em gêneros; Gênero e formação de professores; procedimentos de análise de gêneros). Objetivos e seleção de gêneros. Transposição didática: as práticas sociais de linguagem como objeto de ensino.

 

NOME DA DISCIPLINA: Leitura e Letramento

PROFESSOR: Josymaire Conelli Coradim

EMENTA: Conceitos e concepções de leitura e letramento, processos e leitura, práticas de leitura e letramento em língua inglesa

 

NOME DA DISCIPLINA: Ensino de Língua Inglesa na Contemporaneidade

PROFESSOR: Michele Salles El Kadri

EMENTA: Análise do discurso entre professor e aluno na sala de aula de Língua Inglesa.  Prática da linguagem específica de sala de aula de Língua Inglesa. Inglês no mundo contemporâneo.

 

NOME DA DISCIPLINA: Fonética e Fonologia

PROFESSOR: Fabio Henrique Rosa Senefonte

EMENTAFonologia da língua inglesa – unidades segmentais e suprassegmentais, com ênfase nos problemas típicos de pronúncia de aprendizes brasileiros

 

NOME DA DISCIPLINA: Compreensão e produção de gêneros orais em Língua Inglesa

PROFESSOR: Paulo Henrique Espuri

 EMENTAGêneros textuais da esfera acadêmica e os elementos que os constituem. Estratégias de leitura e produção de resumos (eventos e artigos) e de artigo acadêmico.


NOME DA DISCIPLINA: Fundamentos da Linguística Aplicada aplicado ao ensino de Língua Inglesa

PROFESSOR:  Raquel Gamero

EMENTA: Desenvolvimento de conhecimento sobre os fundamentos da linguística aplica em relação ao ensino de línguas. Conhecimento da linguística aplicada como área que trata do uso da linguagem colocados na prática, ou seja, da linguagem em uso em tempos, lugares, sociedades e culturas específicas. Análise critico-reflexiva de concepções metodológicas e práticas pedagógicas de (ensino de) linguagem.

 

NOME DA DISCIPLINA: Sociolinguística e Ensino de Língua Inglesa

PROFESSOR: Fábio Henrique Rosa Senefonte

EMENTAPrincípios da Sociolinguística. Variação e Mudança linguística (variedades cultas e estigmatizadas, registros formais e informais, dialetos, entre outros). Sociolinguística Educacional/ Aplicada ao ensino de LI: questões teórico-metodológicas.

 

NOME DA DISCIPLINA: Análise e produção de Material Didático em Língua Inglesa

PROFESSOR: Alessandra Pereira da Silva

EMENTA: Princípios da Sociolinguística. Variação e Mudança linguística (variedades cultas e estigmatizadas, registros formais e informais, dialetos, entre outros). Sociolinguística Educacional/ Aplicada ao ensino de LI: questões teórico-metodológicas.

 

NOME DA DISCIPLINA: Inglês para a Educação Básica

PROFESSOR: Andressa Molinari

EMENTA: Diretrizes para o ensino de inglês na Educação Básica, a ressignificação do currículo, concepções de língua, de ensino e de aprendizagem.