EMENTA: Estrutura de capital das empresas. Fontes de financiamento utilizadas pelas empresas. Financiamento à inovação, especificidades. Fontes tradicionais de financiamento à inovação. Fontes alternativas de financiamento à inovação.

EMENTA: Introdução à Propriedade Industrial. Invenções e modelos de utilidade. Patentes. Desenhos industriais e marcas. Registro. Procedimento no INPI. Lei de inovação. Novo Marco Legal da Inovação. 

EMENTA: Formas de gestão da Transferência da Tecnologia e do Conhecimento nos diversos ambientes de inovação. Apresentação e discussão de conceitos de gestão da transferência de tecnologia e de conhecimento em ambientes de inovação, seus reflexos estratégicos em relação ao desempenho das organizações e sua aplicação no mundo corporativo. O modelo “Triple Helix” – universidade-empresagoverno. Modelos de gestão de transferência de tecnologia e de conhecimento passiveis de aplicação no desenvolvimento da inovação nos ambientes das empresas. Gestão do conhecimento e visão do futuro.

EMENTA: Princípios básicos da construção de novos negócios. Cinco passos para uma ideia valiosa de negócio. Conceito, Abordagem e Processo de Design Thinking. Empatia, Criação e Implementação. Estratégia do Oceano Azul. Business Model Generation. Tipos de Modelos de negócios.

EMENTA: Conceito de Desenvolvimento Organizacional e de empresa de base tecnológica. Comportamento organizacional. Autodesenvolvimento e aprendizagem organizacional. Competências e liderança. Gestão de mudanças.

EMENTA: Teoria Clássica das Organizações. Teoria Humanística das Organizações. Teoria Institucional das Organizações. Legitimação da Gestão. Liderança. Comunicação Interpessoal. Comunicação Organizacional.

EMENTA: Fundamentos da metodologia científica. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos e organização do texto científico nas normas da ABNT. Técnicas e métodos da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa. Instrumentos de análise dos resultados da pesquisa. O projeto de pesquisa, sua organização e planejamento. A comunicação científica e a elaboração de um artigo (estrutura e sistematização).

EMENTA: Pesquisa básica e aplicada. Design Research e a Pesquisa Tecnológica. Metodologia e aplicação da Design Research.