Ementa: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível básico, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.

 

Ementa: A Linguística aplicada e o ensino de línguas. Teorias de aquisição, métodos de ensino e aprendizagem de línguas. O ensino de línguas no Brasil. Análise de material didático. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e ensino de línguas e educação ambiental. Projetos de extensão e ensino de línguas.

 

Ementa: Reflexão sobre o conceito de Literatura. Literatura e outras artes. O cânone literário. Definição de gênero e traços estilísticos. Conceituação e análise das características dos gêneros literários. Análise de obras literárias que contemplem temas gerais, além dos afro-indígenas e socioambientais. Direitos humanos e literatura. Considerações sobre o ensino de Literatura.

Ementa: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e socioantropológico da surdez. Legislação e políticas públicas para pessoas surdas. Estudos dos fundamentos filosóficos, históricos e metodológicos e suas relações com a realidade da educação de surdos no Brasil. Educação Especial, Direitos Humanos e a relação da sociedade com as pessoas surdas.