Apresentação do curso
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol – Modalidade a distância, é organizado em 04 (quatro) módulos semestrais em um total de 900 (novecentas) horas de disciplinas, além de 300 (trezentas) horas de estágio supervisionado, perfazendo um total de 1200 (mil e duzentas) horas. A organização curricular está orientada pelo Parecer CNE/CP 02/2015, pela Resolução nº 02/2015 e pelas orientações das “Diretrizes curriculares da educação básica de língua portuguesa” (PARANÁ, 2008) e do “Caderno de expectativas de aprendizagem” (PARANÁ, 2012).
O projeto político-pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol, com habilitação única para a área de Língua Espanhola, foi definido a partir dos princípios que já norteiam as atividades do Curso de Letras do CLCA/UENP-CJ, pois como apregoa a Resolução 02/2015,
As instituições de ensino superior devem conceber a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica na perspectiva do atendimento às políticas públicas de educação, às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao padrão de qualidade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), manifestando organicidade entre o seu Plano Pedagógico Institucional (PPI) e seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) como expressão de uma política articulada à educação básica, suas políticas e diretrizes. (BRASIL/CNE, 2015, p. 3)
A proposta do Projeto, embasada em diagnóstico interno e externo, está voltada para a melhoria da qualidade do ensino ministrado e visa à formação de profissionais capazes de compreender, elaborar, criticar e transformar a realidade em que se encontram inseridos e colaborar na sua formação contínua.
Os princípios norteadores da criação do Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol e a consequente organização de seu Projeto Pedagógico estão calcados nas seguintes diretrizes pedagógicas:
- a garantia da qualidade do ensino, procurando corresponder às carências e às expectativas das comunidades local e regional;
- a busca do aprimoramento pela pesquisa e a aplicação dos seus resultados nas comunidades, com o propósito de transformar positivamente o meio em que a UENP se insere;
- a intensificação da política extensionista, para colaborar com o aprimoramento não apenas dos graduandos, de pós-graduandos e dos egressos, mas também de toda a comunidade local e regional;
- a busca de uma postura de vanguarda em relação aos anseios da comunidade universitária, que deve influenciar positivamente as demais habilitações em Letras, com vistas à criação de um centro de referência em estudos linguísticos e literários, tanto em língua nacional quanto em línguas estrangeiras modernas, em futuro próximo;
- a preocupação de ajudar a manter as portas da universidade abertas à comunidade, para que esta circunstância se configure no diferencial que caracterizará esta instituição de ensino superior.
O
perfil do egresso no Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol
deve ser definido a partir dos princípios que norteiam a articulação
dos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, da verificação
das carências regionais, e das demandas do mercado de trabalho,
conforme prevê a Resolução 02/2015, segundo a qual:
A instituição de educação superior que ministra programas e cursos de formação inicial e continuada ao magistério, respeitada sua organização acadêmica, deverá contemplar, em sua dinâmica e estrutura, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão para garantir efeito padrão de qualidade acadêmica na formação oferecida, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). (BRASIL/CNE, 2015, p.5)
Sendo
assim, as normas propostas pelo projeto político pedagógico do
Curso de Letras/Habilitação: Português/Espanhol, bem como as
elencadas no Regimento Geral da UENP, orientam a configuração do
curso de segunda graduação Letras/Espanhol, levando-se em conta a
especificidade dessa modalidade de formação.
Deve-se considerar, portanto, a formação graduada prévia e a experiência anterior e concomitante de magistério do graduando de segunda licenciatura. Assim, desde o início do curso, os estudantes serão profissionais conhecedores do contexto em que atuam e das problemáticas mais gerais da Educação Básica, com capacidade aguçada para compreender, investigar e produzir alternativas pedagógicas mais qualificadas para seu trabalho.
Para a sua formação, deve-se ainda observar os estágios de conhecimento na área da linguagem, das línguas e das literaturas nacional e estrangeira, bem como levar em conta as políticas públicas de educação que orientam o funcionamento do sistema de ensino. Todas estas peculiaridades precisam ser consideradas para que a formação do graduando corresponda perfeitamente ao contexto em que irá atuar, evitando-se a projeção vazia de uma figura idealizada.
A preparação para o trabalho pedagógico, portanto, vai exigir concepções de ensino que ultrapassem o senso comum de que o graduado deva ter apenas o domínio de competências e de habilidades pertinentes. Deverá, sim, ser preparado para articular e integrar saberes para desempenhar suas funções com comprometimento ético e responsabilidade no campo das suas relações sociais e de trabalho, especialmente considerando as condições reais de existência de seus alunos. Deverá, ainda, dominar os recursos didático-pedagógicos e tecnológicos que possam ser adequados às suas práticas, bem como ter habilidade investigativa para dar continuidade ao seu aprimoramento intelectual.
GRADE CURRRICULAR E CALENDÁRIO DOS COMPONENTES
MÓDULO | NOME DA DISCIPLINA | CH | PERÍODO | NOME DO PROFESSOR (e-mail) | TITULAÇÃO |
Disciplina Introdutória: Ambientação ao Moodle | 28/05/2018 a 02/07/2018 | Sílvio Tadeu de Oliveira silviodeoliveira@uenp.edu.br | MESTRADO | ||
1 | 45 | 15/06/2018 a 06/08/2018 | Micheli Gomes de Souza micheli.souza@uenp.edu.br | DOUTORADO | |
1 | Língua Espanhola I | 45 | 07/08/2018 a 16/10/2018 | Carina Mendes Barboza carina.m@uenp.edu.br | ESPECIALIZAÇÃO
|
1 | Linguística | 45 | 07/08/2018 a 16/10/2018 | Marilúcia dos Santos Domingos Striquer marilucia@uenp.edu.br | DOUTORADO |
1 | Teoria Literária | 45 | 17/10/2018 a 16/12/2018 | Rita de Cássia Lamino Araújo ritalamino@uenp.edu.br | DOUTORADO |
1 | Metodologia de Pesquisa | 45 | 17/10/2018 a 16/12/2018 | Fernando Moreno da Silva moreno@uenp.edu.br | DOUTORADO |
2 | Língua Espanhola II | 45 | Carina Mendes Barboza carina.m@uenp.edu.br | ESPECIALIZAÇÃO | |
2 | Linguística Aplicada | 45 | Marilúcia dos Santos Domingos Striquer marilucia@uenp.edu.br | DOUTORADO | |
2 | Produção de Texto em Língua Espanhola I | 45 | Jéssyca Camargo da Cruz jessyca.cruz@uenp.edu.br | MESTRADO | |
2 | Literatura Espanhola I | 45 | Mônica de Aguiar Moreira
Garbelini mgarbelini@uenp.edu.br | ESPECIALIZAÇÃO | |
2 | Literatura Hispano-Americana I | 45 | Nerynei Meira Carneiro Bellini nerynei@uenp.edu.br | DOUTORADO | |
3 | Língua Espanhola III | 45 | Carina Mendes Barboza carina.m@uenp.edu.br | ESPECIALIZAÇÃO | |
3 | Literatura Espanhola II | 45 | Mônica de Aguiar Moreira Garbelini mgarbelini@uenp.edu.br | ESPECIALIZAÇÃO | |
3 | Literatura Hispano-Americana II | 45 | Nerynei Meira Carneiro Bellini nerynei@uenp.edu.br | DOUTORADO | |
3 | Metodologia de Ensino de Língua Espanhola | 45 | Micheli Gomes de Souza micheli.souza@uenp.edu.br | DOUTORADO | |
3 | Produção de Texto em Língua Espanhola II | 45 | Jéssyca Camargo da Cruz jessyca.cruz@uenp.edu.br | MESTRADO | |
4 | Língua Espanhola IV | 45 | Carina Mendes Barboza carina.m@uenp.edu.br | ESPECIALIZAÇÃO | |
4 | Fundamentos e Teorias da Educação | 45 | Rosiney Aparecida Lopes do
Vale rosineyvale@uenp.edu.br | DOUTORADO | |
4 | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 45 | Luiz Renato Martins da Rocha renatotils@uenp.edu.br | MESTRADO | |
4 | Produção de Texto em Língua Espanhola III | 45 | Jéssyca Camargo da Cruz jessyca.cruz@uenp.edu.br | MESTRADO | |
4 | Literatura Hispânica Contemporânea | 45 | Nerynei Meira Carneiro Bellini nerynei@uenp.edu.br | DOUTORADO |
EMENTA DOS COMPONENTES CURRICULARES
MÓDULO I
DISCIPLINA: Introdução à Educação a Distância
PROFESSOR: Micheli Gomes de Souza
EMENTA: Educação a Distância: Conceitos, fundamentos, evolução histórica, características e regulamentações. A Educação a Distância no Brasil: perspectivas e desafios. Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias interativas. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. O aluno de EAD. Tutoria e interação na Educação a Distância. A mediação pedagógica na EAD.
DISCIPLINA: Língua Espanhola I
PROFESSOR: Carina Mendes Barboza
EMENTA: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível básico, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
DISCIPLINA: Linguística
PROFESSOR: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
EMENTA: Fundamentos/história da Linguística. Fonética articulatória: o aparelho fonador, descrição dos segmentos consonantais e vocálicos. Fonologia: as bases teóricas da fonologia estrutural; análise fonológica e processos fonológicos. Morfologia: conceituação e identificação de morfemas; a morfologia baseada em palavras/lexemas. Introdução à sintaxe. Categorias gramaticais e relações sintáticas.
DISCIPLINA: Teoria Literária
PROFESSOR: Rita de Cássia Lamino Araújo
EMENTA: Reflexão sobre o conceito de Literatura. Literatura e outras artes. O cânone literário. Definição de gênero e traços estilísticos. Conceituação e análise das características dos gêneros literários.
NOME DA DISCIPLINA: Metodologia de Pesquisa
PROFESSOR: Fernando Moreno da Silva
EMENTA: O que é pesquisa científica. Abordagem qualitativa de pesquisa. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. Gênero acadêmico: escrita acadêmico-científica. Planejamento de um trabalho científico. Projeto de pesquisa: elementos constitutivos do projeto. Trabalho de Campo: instrumentos e procedimentos de coleta de dados. Análise de dados: procedimentos de análise em pesquisa qualitativa. Citações e referências de acordo com as normas da ABNT.
MÓDULO II
NOME DA DISCIPLINA: Língua Espanhola II
PROFESSOR: Carina Mendes Barboza
EMENTA: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível pré-intermediário, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
NOME DA DISCIPLINA: Linguística Aplicada
PROFESSOR: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
EMENTA: A Linguística Aplicada e o ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no Espanhol. Teorias de aquisição, métodos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e suas contribuições. O ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Análise de material didático. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e ensino de línguas. Educação ambiental.
NOME DA DISCIPLINA: Produção de Texto em Língua Espanhola I
PROFESSOR: Jéssyca Camargo da Cruz
EMENTA: Introdução de conhecimentos e práticas à compreensão e produção escrita de textos de variados gêneros, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.
NOME DA DISCIPLINA: Literatura Espanhola I
PROFESSOR: Mônica de Aguiar Moreira Garbelini
EMENTA: Panorama da Literatura Espanhola Medieval até o século XVIII.
NOME DA DISCIPLINA: Literatura Hispano-Americana I
PROFESSOR: Nerynei Meira Carneiro Bellini
EMENTA: Antecedentes da literatura Hispano-Americana e suas manifestações artísticas. Análise e discussão de obras reveladoras da confluência africana.
MÓDULO III
NOME DA DISCIPLINA: Língua Espanhola III
PROFESSOR: Carina Mendes Barboza
EMENTA: Desenvolvimento da competência comunicativa no nível intermediário, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
NOME DA DISCIPLINA: Literatura Espanhola II
PROFESSOR: Mônica de Aguiar Moreira Garbelini
EMENTA: Panorama da Literatura Espanhola dos séculos XIX e XX.
NOME DA DISCIPLINA: Literatura Hispano-Americana II
PROFESSOR: Nerynei Meira Carneiro Bellini
EMENTA: Estudos de textos pertencentes à literatura Hispano-Americana, inclusive, com aspectos de africanidade. Análise e discussão acerca dos principais autores e suas obras referenciais.
NOME DA DISCIPLINA: Metodologia de Ensino de Língua Espanhola
PROFESSOR: Micheli Gomes de Souza
EMENTA: Objetivos da metodologia de ensino da Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola nos Ensinos fundamental e médio. Análise de atividades de ensino-aprendizagem. Propostas metodológicas em leitura, produção de textos e análise linguística em Língua Espanhola e suas Literaturas. Elaboração de projetos de ensino, extensão e planos de aulas para atuação do professor de Língua Espanhola e respectivas Literaturas. Uso de tecnologias de informação e comunicação na escola.
NOME DA DISCIPLINA: Produção de Texto em Língua Espanhola II
PROFESSOR: Jéssyca Camargo da Cruz
EMENTA: Desenvolvimento da compreensão e produção escrita de textos de variados gêneros, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.
MÓDULO IV
NOME DA DISCIPLINA: Língua Espanhola IV
PROFESSOR: Carina Mendes Barboza
EMENTA: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível pré-avançado, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
NOME DA DISCIPLINA: Fundamentos e Teorias da Educação
PROFESSOR: Rosiney Aparecida Lopes do Vale
EMENTA: Especificidade do ato pedagógico nas dimensões básicas do saber, fazer e do ser. Definição de ensino aprendizagem. Concepção e modelos de ensino-aprendizagem. Fatores biopsicossociais que afetam a aprendizagem. Análise de contribuições anteriores e atuais de diversas teorias do ensino-aprendizagem em seus respectivos contextos históricos. Reflexão crítica relativa à pesquisa e a prática pedagógica a partir dessas teorias. Concepções teóricas contemporâneas sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, suas implicações para a prática pedagógica. Políticas públicas de ensino de línguas. Direitos humanos. Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Educação especial.
NOME DA DISCIPLINA: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
PROFESSOR: Luiz Renato Martins da Rocha
EMENTA: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e sócio-antropológico da surdez. Aprendizagem de conhecimentos básicos de Libras como língua de comunicação inerente à relação professor/alunos surdos/ouvintes no âmbito escolar. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Fundamentos históricos da educação de surdos. Introdução às variações da língua de sinais. Questões identitárias e étnicas no uso de Libras.
NOME DA DISCIPLINA: Produção de Texto em Língua Espanhola III
PROFESSOR: Jéssyca Camargo da Cruz
EMENTA: Desenvolvimento da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos, em espanhol, como relatos de pesquisa e artigos científicos, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.
NOME DA DISCIPLINA: Literatura Hispânica Contemporânea
PROFESSOR: Nerynei Meira Carneiro Bellini
EMENTA: Análise comparativa e discussão sobre os principais autores hispânicos da atualidade e suas obras referências.